domingo, 4 de janeiro de 2009

Fazer a Diferença.

Primeiro as considerações iniciais: Um Feliz 2009 para todos os leitores deste Blog (se é que já possuo algum..rsrs) e também Quero me comprometer a escrever pelo menos uma vez por semana neste espaço, possivelmente o farei aos finais de semana. Eu não tenho muito tempo e tambem sou um tanto quanto preguiçoso....=/

Depois das considerações iniciais desejo escrever sobre um assunto que sempre me chamou atenção e que depois de ter assistido ao filme Sobre Leões e Cordeiros (o qual eu recomendo) eu fiquei ainda mais pensativo.O assunto é fazer a diferença.
m professor que está em reunião com um aluno, este aluno é muito bom em política, filosofia e ciencias sociais mas, ele não vem desenvolvendo o seu potencial por alguns motivos, o professor então tenta convencer o jovem estudante que ele não deve "deixar a peteca cair" e que ele pode fazer a diferença se quiser. Pode ser um bom politico e ajudar muitas pessoas. Mas o aluno anda muito desanimado com a politica e com as soluções para os problemas sociais que, quase nunca dão certo.

Uma frase que o professor usa e, isso me chamou atenção é mais ou menos assim: Antes do que você imagina você já terá crescido e não poderá mais fazer aquilo que você poderia ter feito se tivesse dado mais atenção na hora certa.

O que ele quer dizer (na minha interpretação), colocando isso em outro contexto mas nem tanto, é que prontos ou não viramos adultos e teremos compromissos que não nos permitrá o engajamento necessario para fazer aquilo que provavelmente faria a diferença para a nossa sociedade.

Eu então me coloquei no lugar daquele estudante e fiz isso com o olhar de um estudante Brasileiro e pensei: O que os Jovens Brasileiros teem feito para fazer a diferença? o que eu tenho feito? tirando alguns poucos jovens que tentam fazer a diferença a maioria dos jovens não estão nem ai pra politica e para a sociedade.

Um estudo do DataFolha mostra que a maioria dos Jovens tem uma religião mas quase nenhum jovem é filiado a algum partido político. Não é errado ter uma religião, muito pelo contrário mas Acontece que não existe concientização política na religião, este não é o assunto das religiões, são coisas que não se misturam e nem devem ser misturadas.

Nós jovens, ao meu ver, estamos muito preocupados em fazer a diferença apenas na nossa vida. Exemplo: este mesmo estudo mostra que a primeira coisa que vem a mente dos jovens quando perguntados sobre o futuro é arrumar um bom emprego. Não pensamos em mudar o pais ou em fazer a diferença, engajarmos politicamente. Pensamos apenas em nós em irmos para a religião e salvarmos nossas almas, ou em ganharmos dinheiro para comprar um carro ou uma casa.Não pensamos nos Nordestinos mortos de sede e fome, na Amozonia sendo desmatada, etc....pensamos no nosso umbigo, não pensamos socialmente.

Assim eu mesmo depois de escrever este texto não vou me filiar a nenhum partido, não vou salvar a amazonia nem nada. Mas eu queria propor este pensamento, podemos fazer a diferença enquanto somos jovens, depois fica muito mais dificil. Depois vamos ter filhos, dividas, mulher, compromisso etc.....

Fica ai a minha dica: Assistam ao filme Sobre Leões e Cordeiros. e pensem sobre como podemos fazer a difença e, Se alguém souber como realmente fazer a diferença....me ajude porque eu tambem tenho vontade, mas faço parte da maioria dos jovens Brasileiros que nada faz, mas muito pensa.

Um comentário:

  1. Rapaz! Gostei do texto e do filme!
    Lembrei de uma história do colégio de 'pensar muito e pensar pouco'.
    Nada a ver.
    Mas foi muito engraçado! Muito! Haha
    Uma hora vou te contar pra ver se você lembra também!
    Beijoquita!

    ResponderExcluir