domingo, 25 de janeiro de 2009

3-) O Brasil ser um pais sem desigualdade.

Semana Passada eu fiz uma micro-lista a respeito de algumas coisas que eu gostaria de ver antes de "morrer". O item 3 da lista foi digitado errado mas já foi corrigido, o que eu queria dizer é: 3-) O Brasil ser um pais sem desigualdade.
É a respeito disto que eu gostaria de escrever essa semana. Como transformar o Brasil em um pais como Islândia, Suécia ou Dinamarca (no que tange uma sociedade sem diferenças, sem desigualdades, com todas as pessoas tendo acesso a uma boa alimentação, saúde, emprego e eduacação)?
Claro que essa não é uma pergunta simples de ser respondida, mas se fosse para responder de uma maneira simples, usando apenas uma palavra, eu diria: Educação.
O que falta no Brasil e sobra em paises desenvolvidos são escolas que não são apenas um lugar para deixar seu filho um período do dia para ele ter o que fazer. Mas são lugares que ensinam cultura, valores e denvolvem o saber.
Isso é um ponto essencial para o desenvolvimento do nosso pais e que não está sendo feito em nenhuma escola, nossas escolas quando muito ensinam as crianças a decorarem fórmulas, mapas, datas para conseguirem passar no vestibular.
Nada vai mudar enquanto não houver mobilizaão social, as pessoas não exigirem uma mudança e lutar pelos seus direitos. Mas ai temos um problema: Como fazer pessoas que foram mal educadas (no sentido de saberem seus direitos e exigir mais do governo, mais do seu povo e mais de si própio) Lutar por essa causa, vestir a camisa da educação, se elas mesmas não se interessam por isso?

Um comentário:

  1. meu caro, lembre-se de algumas coisas sobre nosso país:
    • temos apenas 500 anos, quantos anos tem uma dinamarca?
    • somente agora, após anos de ditadura, o povo começa a despertar pra política, e entender o valor da educação;
    • temos muitos maus exemplos rodando, que devem ser evitados.

    COnsertar um país não começa com ações governamentais. É algo que emana das áreas baixas.

    ResponderExcluir